terça-feira, 21 de abril de 2009

Seu filho tem medo?

SEU FILHO TEM MEDO?? DE QUE??

Numa noite, você é surpreendido por seu filho dizendo que há um monstro debaixo da cama dele. Leva então seu filho para sua cama, talvez até por se lembrar de alguma situação parecida que você tenha vivido.
Pois saiba que:
Do nascimento aos 18 meses, os bebês têm medo de objetos reais, situações ou pessoas estranhas, ruídos inesperados, luzes fortes e quedas.

Já dos 18 aos 36 meses, eles podem temer a escuridão e atividades como nadar ou tomar banho. A partir dos 3 anos, as crianças tornam-se vítimas da própria imaginação. É uma fase em que elas entenderam que existem ameaças, mas ainda há dificuldade para reconhecer os perigos, daí o medo de monstros e fantasmas. Mas não precisa ficar incomodado. O medo é normal e precisa ser entendido como elemento biológico de defesa, é uma maneira que a criança tem de mostrar aos outros quando se sente aflita e pedir ajuda para melhorar a situação.

Algumas dicas para você lidar com as queixas mais comuns entre os pequenos cheios de imaginação. Homem do saco, bicho-papão, lobo mau, bruxas e monstros
São invenções da imaginação popular utilizados para ilustrar os grandes medos infantis. O homem do saco, por exemplo, é a personificação da possibilidade de deixar os pais e ser levado por um estranho.
Potencial educativo: lembrar que é preciso tomar cuidado quando não há um adulto de confiança por perto. Palhaços/Papai Noel
Muitas crianças os temem e, quando vão ao circo, se escondem na barra da saia da mãe ao vê-lo. O personagem pode parecer um ser estranho para a criança, que se vê diante de uma coisa anormal, com o rosto pintado, roupas espalhafatosas e atitudes diferentes da que ela costuma vivenciar,
Potencial Educativo: É uma oportunidade para os pais falarem sobre a diferença com as crianças. Escuro. Não há luz o suficiente para determinar tudo o que há no ambiente. É o momento em que a imaginação da criança está livre para criar seus medos e, por esse motivo, elas o temem. Vale a pena ressaltar, que muitos adultos ainda temem o escuro, ou aquilo que acham que pode estar lá.Nesta situação, não há potencial educativo, porque o escuro tem uma representação individual para cada um de nós.
A medida do medoO mesmo estímulo pode ser ameaçador para uma criança, mas indiferente para outra, também tem a ver com a faixa etária e com as experiências que seu filho vive. Uma criança de três anos, por exemplo, pode ficar amedrontada ao ter de entrar sozinha numa classe cheia de crianças que não conhece. No entanto, poderá sentir-se à vontade se estiver acompanhada de sua mãe.
Potencial Educativo: Diante de uma situação temerosa, uma criança aprende a evitar algo que, anteriormente não a incomodava, mas passou a incomodar. Um bom exemplo é uma criança mordida por um cachorro: ela passa a temer o cachorro ou, em casos gerais, ela passa a ter medo de todos os cachorros. A importância dos pais Ao lidar com os medos, os pais não podem pensar em excluir todos os temores, mas mostrar para a criança quais situações ela realmente deve temer, ajudando na compreensão dos perigos.
Potencial Educativo: Essa tática desenvolve gradativamente a confiança da criança em sua capacidade de enfrentar circunstâncias temidas. Não podemos esquecer que medos são ferramentas fundamentais para evitar o perigo.

O que os Pais não devem fazer: Os medos não devem ser utilizados como artifícios para frear a criança, como agem alguns pais, babás ou parentes. Esse tipo de comportamento forma pessoas inseguras e com dificuldades para poder prosseguir até a vida adulta, afetando inclusive o convívio social. O que freia as crianças/filhos é a educação adequada.
Auxilie seu filho Fale somente o necessário: Se no passado era comum ignorar os medos da criança, hoje uma falha comum entre os pais é dar demasiada atenção a eles. Como regra geral, quanto menor for a criança menos os pais devem falar. Seria o caso de lidar com sua própria ansiedade sem dar grandes explicações. Não minta: Se a criança vai ao médico, não diga que ela vai ao parque. Porém, prepará-la alguns dias antes aumentará sua ansiedade. É suficiente falar do assunto antes de expor a criança à situação. Distraia sua atenção com algo agradável: Conte algo alegre e interessante, faça brincadeiras e converse sobre o que ela deseja para o jantar. Ajude a fortalecer o seu filho: Dimensione o tamanho do medo e mostre a ele os recursos que possui para enfrentá-lo. Diga-lhe, por exemplo: Aquele cachorro era bravo, este não é. Olhe como eu faço carinho, você também pode experimentar.

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