Quem é o PSICOPEDAGOGO?
O psicopedagogo é o profissional que fez uma formação específica em psicopedagogia, na qual estudou a aprendizagem e o sujeito aprendente através de aulas, grupos de estudos e supervisões. Este profissional possui conhecimento sobre os aspectos cognitivos, emocionais e corporais da aprendizagem, já que o sucesso ou o fracasso escolar de uma pessoa pode ser determinado por diversos fatores (fisiológicos, psicológicos, pedagógicos, familiares, ambientais).O Psicopedagogo pode atuar na área institucional (escolas, hospitais e empresas) ou na área clínica.
Como é a atuação na PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA?
Na Psicopedagogia Clínica, o profissional...
Diagnostica: Investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem realizando o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem.Orienta: Esclarece e orienta aqueles que o consultam a respeito dos os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem.Reeduca:Através de terapia psicopedagógica, favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
Para isso, não existem recursos específicos e limitados, mas nas Entrevistas Operativas geralmente são utilizados jogos, atividades de expressão artística, linguagem oral e escrita, dramatização e todo tipo de recursos que facilitem o desenvolvimento da capacidade de aprender com autonomia e prazer. Todo o trabalho tem foco na aprendizagem, porém não perde de vista o ser humano com sua individualidade, capacidade e ambiente no qual está inserido.
Ou seja:
O psicopedagogo clínico trabalha com um olhar amplo, imparcial e sem preconceitos e com uma escuta atenta que vai além das evidências geralmente já observadas pela família e pela escola.
O que é DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO?
É o resultado da investigação do processo de aprendizagem do indivíduo e seu modo de aprender, identificação das áreas de competência e limitação, visando entender as origens das dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado. O psicopedagogo poderá necessitar do auxílio de outros profissionais como o Neurologista, Psiquiatra, Psicólogo ou Fonoaudiólogo para aprofundar e concluir tal avaliação.
COMO OCORRE a avaliação psicopedagógica?
No primeiro encontro com o profissional, os pais expõem a queixa e relatam o desenvolvimento do filho até o presente momento. Os dados coletados neste encontro oferecem pistas para o início da investigação. Depois o especialista realiza algumas entrevistas com o educando, nas quais faz a avaliação psicopedagógica propriamente dita. Com o término da avaliação o especialista faz a devolutiva da mesma para os pais e orienta-os sobre a intervenção mais adequada. A avaliação psicopedagógica é recomendada em qualquer época da vida escolar em que as dificuldades do aluno sejam perseverantes e prejudiquem o processo do ensino-aprendizagem.
QUANDO procurar um Psicopedagogo?
Em alguns casos os pais procuram o atendimento psicopedagógico quando se sentem apreensivos e ansiosos com o desempenho escolar de seus filhos. Na maioria das vezes, entretanto, as pessoas procuram um profissional quando lhes é solicitada uma Avaliação Psicopedagógica. A avaliação psicopedagógica geralmente é indicada pela escola, mas também costuma ser feita por psicólogos, pediatras, neurologistas, fonoaudiólogos e profissionais afins. Algumas questões podem ajudar a identificar este momento:Seu filho não vai bem na escola? Tem dificuldades em aprender? Problemas escolares? É inquieto? Desobediente? Desinteressado? Desatento? Agressivo? A Orientadora solicita sua presença constantemente na escola? A professora pede ajuda com relação à aprendizagem?Respostas afirmativas a estas questões levam a crer que é chegado o momento de buscar auxílio profissional. Procure um Psicopedagogo!
ONDE ENCONTRAR Atendimento Psicopedagógico?
No Espaço SER você encontra Atendimento Psicopedagógico especializado, desenvolvido com dedicação, ética e responsabilidade.
QUEM É a Profissional de Referência ?
Rosana Santos de Oliveira
Psicóloga clínica, pós-graduanda em Psicopedagogia clínica e Institucional e especialista em Fenomenologia-existencial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário