Terapia de Casal
Geralmente os casais procuram uma terapia quando estão vivenciando dificuldades no relacionamento, de ordem afetiva e/ou sexual.
Toda crise que acomete um casal precisa ser entendida como uma crise do ser humano.
As dificuldades em um relacionamento ocorrem por vários motivos, como diferenças individuais, problemas sexuais, desejo de estabilidade, idéias fictícias do que é um casamento, queixas um do outro, carregadas de culpas e acusações.
Ao procurar uma terapia, o casal terá de lidar com todas estas questões, aprender a mexer com o todo, aprender a separar para unir, precisará ter coragem para aceitar que cada um é responsável pela própria vida e destino. Coragem – que no sentido etimológico da palavra significa "agir com o coração" (cor – coração, agem – ação) – para poder transformar o relacionamento em verdadeiro encontro, em possibilidade de desenvolvimento individual e conjunto.
É muito comum os parceiros serem cúmplices inconscientes, onde a relação aparenta ser estável, repleta de amor, mas pode ser um amor ilusório, onde se evita o crescimento individual, onde se busca através do outro preencher vazios, onde exige-se muito do outro, tornando a relação estagnada, como uma prisão, sendo impossível o desenvolvimento.
A terapia de casal atua justamente neste ponto, propiciando ao casal a possibilidade de se conhecerem e se aceitarem. Aceitação e respeito pelo que o outro é, sem fazer exigências. A aceitação cria segurança.
Primeiro, têm-se que assumir a própria responsabilidade dentro da relação e entender que a mudança é interna e pessoal.
A partir desta aceitação – que é muito diferente de resignação – o casal têm condições de decidir se vale a pena tentar, apostar no casamento, ou não. E aqui, a escolha se torna consciente. Se a opção for pela união, então é necessário arregaçar as mangas e trabalhar, juntos, de forma honesta e sem medos, para fazer o amor acontecer. Amor, agora, verdadeiro e efetivo.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário